top of page
Buscar

O que é Assertividade?

Um termo muito usado atualmente, seja no trabalho ou na nossa vida pessoal, é que temos que ser “ASSERTIVOS”.


E o que é assertividade? Por exemplo, quando você está em um restaurante ou reunião, e se incomoda com algo como um copo quebrado, cabelo na comida. Existe a forma que você reage, que está diretamente ligada a sua ASSERTIVIDADE.


Existem algumas opções de reação:

  • você se irrita e faz uma cena 

  • você prefere ficar calado e aceitar o fato,

  • você chama delicadamente o responsável para resolver a situação,

    A reação aceita como assertiva é a 3ª, quando você trata outras pessoas com educação, coloca suas impressões de forma objetiva e clara e solicita a correção.


E a causa dessa reação mais “adequada” é o nosso tema de hoje. Existe em geral, nas relações pessoais, nas empresas, uma busca para reduzir o estresse do dia a dia e ter relações harmônicas com outras pessoas.


Na psicologia, assertividade é descrita como “uma autoexpressão direta, firme, positiva e persistente, que se destina a promover a igualdade nas relações pessoa a pessoa” (Alberti & Emmons, 2008).

Ou seja, assertividade é o tratamento social no qual empregamos nossas emoções, uma comunicação pessoal que mantemos com os outros e que deve ser respeitosa e harmoniosa para com todos os envolvidos.


Uma pessoa assertiva consegue defender seus pontos e os dos outros com

tranquilidade e equilíbrio.


A assertividade não se trata de algo que vai fazer bem só para nós, mas a todos.

Precisamos entender que pessoas que tem dificuldade em tratar com assertividade, em geral são aqueles que tem um ego mais inflado, e que as suas necessidades são mais importantes do que as dos outros, e acabam tratando as situações de forma agressiva e raivosa.


Também fazem parte desse grupo, pessoas que acreditam que sua ideologia é constantemente questionada e nunca adotada.


O que temos que ter em mente, é que cada um de nós temos origens e criação diferente, logo os pensamentos são diferentes, assim como as ideias, e por isso, se o objetivo é debater sobre os assuntos, devemos ser flexíveis e saber utilizar a escuta ativa (ouvir o que o outro realmente quer dizer sem julgamentos).

Jamais podemos impor nossas ideias a ninguém. Se acredita em algo e quer que seja colocado em debate, estude, pesquise e colha os melhores argumentos para conseguir ser ouvido. 


Somente com argumentos conseguimos convencer os outros de algo.

Agressividade, falta de educação, imposição, não levam a lugar nenhum. Ao contrário, é aí que existem as exclusões, sendo aquele conhecido por não conseguir conversar ou transmitir suas ideias de forma a conseguir a empatia dos outros.

 

Como ser assertivo? E por que é importante?


Ser assertivo pode difícil, depende de equilíbrio emocional, e por isso é tão complicado, afinal, nem sempre estamos em bom dia, não é mesmo?


Por isso, controlar nossas emoções e ter a consciência de que colocar o bem-estar coletivo e a empatia acima de tudo, é um treinamento necessário e complicado, mas só dessa forma poderemos garantir resultados significativos.


É muito importante compreender que a vida não é fácil, erros podem ser cometidos, mas devemos persistir no processo. Esse ganho é para sempre!


Infelizmente não existe um manual de instruções para como devemos agir, mas eu listei algumas dicas para te ajudar a se treinar. São dicas para que tenhamos uma convivência social melhor e agradável, através de atitudes mais assertivas.


– Assertividade é conseguir falar sobre o que acreditamos, sem desrespeitar o outro.

– A liberdade de um acaba quando começa a do outro. Colocar nossos pontos de vista sem atacar o outro de forma preconceituosa ou impositiva.

– Você não é o dono da verdade, por isso exponha seu pensamento de forma fluida.

– A empatia (capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende, anda junto com a assertividade.

Em uma discussão, por exemplo, se coloque no lugar do outro, dessa forma terá uma grande probabilidade de receber o mesmo tratamento e manter uma conversa saudável.

Esteja aberto para entender o outro, e assim a recíproca poderá ser verdadeira. Se permita olhar o mundo com outros olhos, outras ideias, outra cabeça. Como eu sempre digo, se colocar no sapato dos outros.

 

10 Comportamentos de uma pessoa assertiva:

  1. Partilha seus acertos

  2. Observa todos a sua volta antes de se pronunciar

  3. É capaz de assumir os seus erros

  4. Considera as percepções realizadas antes de uma posição

  5. Não acusa

  6. Não ofende

  7. É uma pessoa educada e verdadeira

  8. Não omite as coisas

  9. Sabe pontuar o erro

  10. Elogia o correto

 
 
 

Comentarios


bottom of page